BEM VINDOS!!!

ESTE BLOG FOI CRIADO COM INTUITO DE DIVULGAR A CLINICA E TRAZER INFORMAÇOES PARA NOSSOS PACIENTES.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Estudo alerta para o uso de raio-X na gravidez e em bebés

Estudo alerta para o uso de raio-X na gravidez e em bebés
Um novo estudo sugere que há um ligeiro aumento do risco de cancro em bebés sujeitos a raio-X, antes dos três meses de idade, e naqueles cujas mães fizeram o exame durante a gravidez.

Os resultados destacam a necessidade de os médicos terem mais cuidado com o uso do raio-X em mulheres grávidas e crianças, avança o site HealthDay.

No estudo, Preetha Rajaraman, do Instituto Nacional do Cancro dos EUA, e colegas analisaram o uso de raio-X e ultra-som, em 2690 crianças com cancro e 4858 crianças saudáveis que fizeram parte do UK Childhood Cancer Study.

As mães de 305 crianças foram submetidas a um ou mais exames de raio-X enquanto estavam grávidas (um total de 319), e 170 crianças fizeram pelo menos um exame de diagnóstico por raio-X no início da infância (um total de 247). Foram realizados 13.723 ultra-sons durante a gestação e 138 em bebés.

Aumento ligeiro

Os bebés cujas mães realizaram o exame durante a gravidez tiveram um risco levemente maior para desenvolver qualquer cancro infantil e leucemia, embora o aumento não seja estatisticamente significativo. As crianças sujeitas a raio-X no início da infância tiveram um risco ligeiro e não significativo para desenvolver qualquer tipo de cancro infantil, leucemia e linfoma.

O ultra-som não foi associado a um risco aumentado de cancro, de acordo com o relatório publicado no British Medical Journal.

"Os nossos resultados indicam possíveis riscos de cancro a partir da radiação em doses menores àquelas associadas à tomografia computadorizada. E sugerem a necessidade de uma utilização prudente do raio-X no abdómen/pélvis da mãe, durante a gravidez e em crianças muito pequenas", concluíram os cientistas.
fonte:http://www.pop.eu.com/n

Nenhum comentário:

Postar um comentário